Com uma economia pujante e em franca expansão, a ovinocultura caiu no gosto do consumidor e a carne de cordeiro a cada dia ganha mais adeptos e espaço no mercado. Só para se ter uma ideia, a ovinocultura vem crescendo 27% ao ano. Devido este aumento expressivo e com o objetivo de fortalecer o arranjo produtivo dos pequenos ruminantes, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) implantará, nesta quinta-feira (12.07), o Grupo Gestor da Cadeia Produtiva da Caprino-Ovinocultura (GGCPCO-MT). A solenidade acontecerá durante a 48ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), na pista de julgamento de ovinos, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, às 9h30.
De acordo com o secretário da Sedraf, Carlos Milhomem, é muito importante a criação do Grupo Gestor como facilitador de políticas públicas que vão contribuir para o avanço da cadeia produtiva. Mato Grosso conta, atualmente, com dois frigoríficos com inspeção estadual. O zootecnista e coordenador da cadeia produtiva da Ovino-caprinocultura da Sedraf, Paulo de Tarso, revela que esta é uma das melhores fases que a ovinocultura está vivendo no Estado e o grande desafio é a organização da produção para garantir mais lucratividade ao produtor e carne de qualidade ao consumidor”, destaca.
Estarão presentes na solenidade representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Cooperativa Central de Crédito de Mato Grosso (Sicredi), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Associação de Caprinos e Ovinos do Vale do Guaporé (Acovale), Associação Mato-grossense de Criadores de Ovinos (Ovinomat) Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) Sebrae, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
Informações do Governo do Estado do Mato Grosso, adaptadas pela equipe da ANCO