Projeto Amanhã capacitou 90 jovens da zona rural de Sergipe em 2013

Em 2013, o Projeto Amanhã, iniciativa social da Codevasf que busca inserir no mercado de trabalho jovens da zona rural, capacitou 90 alunos do estado de Sergipe. No ano em que o Projeto completou 20 anos de existência, foram oferecidos quatro cursos, que trataram de operação e manutenção de tratores agrícolas, práticas agroecológicas e uso de húmus de minhoca para produção orgânica de mudas.

“O Projeto Amanhã tem o diferencial de levar em consideração as demandas locais e os anseios dos jovens como aspectos para a escolha dos cursos ofertados. Com isso, busca se aproximar da realidade dos jovens e de suas famílias, promovendo ações que renovem o meio rural e contribuam para a melhoria da qualidade de vida e renda desse público”, explica Izabel Aragão, gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf.

O curso de operação de trator agrícola, com duração de 60 horas, foi realizado em duas ocasiões, nos municípios de Gararu e Japoatã – neste, treinando estudantes da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas. Durante a capacitação, os jovens conheceram o funcionamento de tratores e receberam instruções para realizar a manutenção dos veículos e utilizar corretamente implementos.
De acordo com Avercílio dos Santos, presidente da Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola (Amefal), os cursos do Projeto são especialmente significativos na vida dos jovens devido a sua abordagem prática. “Com a capacitação os estudantes passam a ter mais oportunidades no mercado de trabalho e também podem levar para as famílias o que aprendem”, diz.

Também na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas foi realizado o curso de agroecologia, que repassou a 40 jovens do ensino médio informações sobre uso adequado do solo, nutrição das plantas e técnicas de compostagem. No povoado Ponta de Areia, em Pacatuba, oito jovens da Associação de Produtores Orgânicos de Ponta de Areia (Apop) realizaram experimentos com húmus da minhoca para produzir mudas, em uma parceria entre a Codevasf e a Embrapa Tabuleiros Costeiros.

“O curso foi muito importante porque ajuda a gente a preservar o meio ambiente, a levar os conhecimentos para a horta da minha família e porque facilita nossa entrada no mercado de trabalho. O meu desejo é me formar técnico agrícola e desejo aprimorar cada vez mais o nosso conhecimento para ajudar toda a comunidade”, afirma Jailson Moreira dos Santos, aluno do Projeto Amanhã em 2013 e morador do povoado Miranda, no município de Capela (SE).

Em Sergipe, o Projeto Amanhã capacitou cerca de três mil jovens na faixa etária de 14 a 26 anos desde a sua criação, em 1993. Nesses 20 anos de existência, o Projeto ofertou cursos nas áreas de ovinocultura, apicultura, caprinocultura, fruticultura, horticultura, piscicultura, informática, produção de doces e corte e costura, entre outros.

Comentários encerrados.