A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) pode ser definida como a diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão das atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas.
Os sistemas mistos de exploração chamados de ILP têm atraído a atenção dos profissionais do agronegócio pelas vantagens que apresentam em relação aos sistemas isolados de agricultura ou de pecuária. Como um dos maiores problemas enfrentados na pecuária nacional é a degradação das pastagens, este sistema de produção é considerado uma alternativa viável para diminuir os custos com a recuperação ou formação de pastagens degradadas, e consequentemente aumentar a produtividade da pecuária.
Entretanto, os produtores que desejam adotar este sistema devem ter cautela e amplo conhecimento do funcionamento da ILP para que de fato sua produção torne-se uma atividade sustentável e competitiva. Além disso, existem vários pré-requisitos que devem ser estudados antes do produtor decidir adotar este sistema.
Para tratar desse assunto, a AgriPoint realizará o Curso Online “Integração Lavoura-Pecuária”, destinado a todos os profissionais e produtores que se interessaram em adotar este tipo de sistema de produção, precisam atualizar seus conhecimentos, e querem aprender como reestruturar a produção agrícola, diluir riscos, diversificar a produção, minimizar custos e agregar valor aos produtos agropecuários.
O treinamento terá início no dia 15/05 e será ministrado por dois instrutores: o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Paniago, especialista em Produção de Ruminantes e sócia da Boviplan Consultoria Agropecuária e, Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida, Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), com mestrado e doutorado em Fitotecnia, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura do núcleo de sistemas agrícolas na área de integração lavoura pecuária floresta.